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Cores

O Efeito das Cores em Nosso Inconsciente.

Antes de tudo, devemos lembrar que estamos falando de cores! As cores movem nossos sentimentos, emoções, pensamentos e, por fim, nossas ações. Não é incomum pessoas em contato com ambientes de cores fortes, multicoloridas, neon, entrarem em estados de euforia inconsciente. Estudos já mostraram para várias companhias marítimas, que hoje constroem seus navios baseados em estudos de cores e comportamento humano, que quanto mais contato com um visual alegre, mais contagiante será o ambiente para que as pessoas sorriam mais, divirtam-se mais, bebam mais, alimentem-se mais e, mais do que tudo, gastem mais.

Não é à toa que Las Vegas, a cidade luz, é repleta de cores e seus cassinos hoje parecem um parque de diversões, onde enquanto os pais jogam, os filhos proibidos de entrar para jogar, bem ali ao lado, estão se divertindo em complexos anexos, repletos dos mesmos tons, luzes e sons.

A Paleta

Pensando nisso, é importantíssimo criar uma paleta de cores para a sua marca que represente bem a sua empresa. Lembro-me que há algum tempo, vi uma marca de salgadinho (coxinha frita) em uma embalagem em formato quadrado com um corte na embalagem em formato de mordida (bem bacana), mas que trouxe tons de roxa chiclete na tampa da embalagem. Reli várias vezes para ver se era realmente coxinha ou algum doce com cobertura atraente, já que o rosa na tampa, rapidamente me remeteu a doces, guloseimas, gostosuras de açúcar, enfim… tudo menos coxinha frita. Sendo assim, cinco dicas importantes devem ser executadas na criação de uma paleta para uma marca.

Menos é Mais:

Escolha sempre uma combinação de cores principais e secundárias. Uma cor principal pode ser a cor dominante na identidade da marca, enquanto as secundárias são usadas para destacar e complementar. Use entre 2 e até 5 cores em uma paleta. Mais que isso, ficará difícil a compreensão das cores da marca.

Psicologia das Cores:

Cada cor provoca emoções e associações diferentes nas pessoas. Não é por acaso que o ramo alimentício, por exemplo, utiliza em abundância as cores vermelho e amarelo juntas. Pesquise a psicologia das cores para garantir que as escolhas de cores estejam alinhadas com a mensagem que deseja comunicar.

Versatilidade e Aplicabilidade:

Leve em conta que cada cor seja versátil, ou seja, que possam ser usadas em vários contextos como mídia online, impressa, peças de divulgação, brindes, uniformes, enfim… É importante que as cores possam ser vistas nitidamente. Muitas marcas utilizam a cor dourada em sua paleta, porém, ao imprimi-las em certas peças, a cor aparentará mais um ocre do que a cor dourada, além de custar mais para impressões. Evite usar o gradiente em sua paleta. Raramente representam nas peças o que se enxerga no arquivo da imagem.

Acessibilidade:

Importante a paleta ter cores que, combinadas, tenham um ótimo contraste. Um tom bem escuro, juntamente com um tom bem suave, é essencial. Imagine que, ao escrever em um tom, o fundo deverá ter uma tonalidade oposta, para que o texto sobressaia, facilitando assim a leitura, inclusive para quem tem baixa visão. Além disso, as cores de contraste são as usadas para dar destaque em uma peça, chamando atenção para uma palavra ou uma parte do post. Exemplo disso é o rosa e o negro, tão usado na Casa Lion.

Pesquisa e Inspiração:

Pesquise o mercado e concorrentes para identificar as tendências de cores já praticadas em seu segmento. Crie uma pasta de inspiração com imagens e por último, a dica mais valiosa de todas: Divirta-se criando. A criação é um processo relaxante, terapêutico e muito prazeroso. Desejamos a você um bom trabalho e não deixe de compartilhar conosco o que você criou, como ficou e como foi criar a sua primeira paleta baseando-se nestas dicas! Bom trabalho e até o próximo Blog!

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