O que é esse mecanismo utilizado em SITES e porque é importante saber como otimizar um SEO?
Quem nunca ouviu essa palavra quando começa a ler sobre sites ou marketing digital? Vamos explicar SEO de uma forma bem simples, evitando uma linguagem técnica normalmente usada pelos profissionais de tecnologia, complicando assim o entendimento sobre o assunto.
Imagine que o SEO é o cupido que une usuários sedentos por conteúdo aos sites que têm exatamente o que eles desejam. Resumidamente, quando um usuário navega em sites de busca procurando por um assunto, os resultados aparecem na página graças ao SEO, que reconhece as palavras digitadas na busca e encontra sites que possuem essas palavras.
Então, todos os sites do mundo aparecerão na minha tela se eu digitar o assunto “qual o melhor segmento para empreender”? Não! Aparecerão nos resultados os sites que pagam para aparecer sempre que o usuário digitar essa palavra e, na sequência, os sites que não pagaram, mas que possuem bastante relevância, ou seja, sites que possuem um ótimo SEO.
Uma Otimização para Mecanismos de Busca
SEO é uma sigla em inglês que significa “Search Engine Optimization”, e a tradução para o português é “Otimização para Mecanismos de Busca”. Em outras palavras, é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade e a posição de um site nos resultados orgânicos dos motores de busca, como o Google, por exemplo. Essas técnicas visam aumentar o tráfego do site, melhorar a relevância das páginas e proporcionar uma experiência mais positiva para os usuários.
Vamos imaginar um universo de gatinhos fofos, porque, afinal, quem pode resistir a essas bolinhas de pelos adoráveis? Se você tem um site dedicado a essas criaturinhas irresistíveis, o SEO é o mecanismo que encontra a busca do usuário para trazer esse site no resultado.
Conclusão
Apesar de termos sites de busca como Google e Safari muito conhecidos no Brasil, muitos outros portais fazem buscas no Brasil e no mundo todo. Se o seu site tiver um SEO bem otimizado, ele poderá ser destaque na primeira página de uma busca, sem necessidade de pagar pelas palavras, ou seja, de forma orgânica (resultados que aparecem sem nenhum custo para os sites).
Então, basta que meu site tenha um SEO? Não! O SEO do seu site precisa estar muito bem otimizado. E o que significa isso? Significa que o criador do site precisa cuidar para que o portal ofereça recursos que melhorem o SEO. Um dos recursos, por exemplo, é ter um Blog em seu site. Imagine quantas matérias serão publicadas nesse Blog que poderão servir como resultado em uma busca de usuário lá no Google, por exemplo. Este é um dos motivos de um site feito sob medida ser tão diferenciado. Então… o SEO precisa ser excelente e só por estar melhor qualificado, já aparecerá antes de centenas de outros sites que cuidam do mesmo assunto do seu site. Consequentemente aparecer antes, trará mais chances do usuário entrar em contato primeiramente com você.
Desde as palavras-chave até a estrutura das informações, o SEO é o diretor por trás das cortinas, garantindo que seu site seja a estrela da noite.





