Do Desprezo à Cobiça: A História do Consumidor

Compartilhe:

Consumidor

Como e quando o consumidor passou a ter algum valor para a indústria e comércio.

Nossa! Como as coisas mudaram desde os tempos em que o consumidor era completamente largado pelas empresas, como se a compra feita por ele, não tivesse nenhum significado, não fosse o alicerce financeiro da empresa ou o segredo da continuidade ou não da mesma. Sem cliente, sem saúde financeira, sem empresa!

O túnel do tempo

Era um tempo em que o consumidor comprava sem ter voz. Nós já sabíamos que teríamos problema e mesmo assim, por existir pouca concorrência na indústria e por precisarmos, comprávamos produtos ruins, sem qualidade e o que é pior, também normalizamos o atendimento mais ou menos.
Ao comprarmos um lanche pela fotografia, já sabíamos que o que chegaria à mesa seria completamente diferente…E aí? Era quase como se a gente tivesse com um alvo nas costas, pronto para ser enganado. Nos curvávamos na verdade e nos surpreendíamos quando isto por algum motivo mudava.
Ser bem tratado, poder trocar uma mercadoria sem problemas, nos queixarmos sobre um produto que não funcionava, principalmente se tratando de produtos de grandes indústrias e distribuídos em redes de supermercado, aí sim, era falar com o além antes de falar com o responsável pelo setor de qualidade da empresa.

Veja alguns Exemplos de Absurdos cometidos pelo comércio até então

  • Produtos que prometiam fazer e acontecer, mas na verdade não funcionavam.
  • Qualidade que parecia uma, mas era outra.
  • Serviços que mais pareciam uma dor de cabeça do que algo que pagamos
  • Preços sem controle, onde o consumidor não fazia ideia de onde começava nem onde terminava.

Do Ignorado ao Desejado

Meu querido leitor, felizmente vivemos novos tempos! Agora, o consumidor é o xodó das empresas, o rei do pedaço. Com o advento da tecnologia e a transformação total na área de marketing, as empresas investem milhões para captarem apenas um email e um número de celular. E o consumidor que não é bobo nem nada, aprendeu a valorizar seus dados… Ele entrega, se receber algo em troca.
Estratégias de Marketing atual para o consumidor:

  • Programas de fidelidade atraindo o consumidor a permanecer na marca e em troca, pagar menos pelo produto ou obter mais vantagens.
  • Implementação de plataformas de meio de pagamento, podendo captar o consumidor que pode comprar, porém no modo percelado.
  • Compras online, investindo em imagem, palavras que convencem a comprar e grande variedade de produtos e ofertas.
  • Redes sociais, repletas de vídeos e posts envolvendo influenciadores bem pagos para falar o que hoje um comercial de televisão não convence mais.

O Código de Defesa do Consumidor: Vilão para os vendedores.

Essa mudança não seria possível sem o Código de Defesa do Consumidor. Ele foi como um raio de sol em dia de chuva. Nada mais foi como era antes depois dele. Além de implementar critérios junto ao comércio, o próprio consumidor passou a ter consciência de seus direitos. Foi exatamente assim, que sem uma fiscalização marcante e rígida nos dias de hoje, consumidores com seus escudos em forma do código, saem às ruas comprando e fazendo valer seus direitos.

Algumas boas conquistas

  • Garantia de qualidade (Informações de qualidade e garantia do produto)
  • Direito à informação (Produto tem que ter especificações claras)
  • Resolução de problemas. (Empresa terá que solucionar o problema)
  • Responsabilidade empresarial (Penalidade e consequências para a marca)

O Dia do Consumidor é além de tudo, uma grande conquista

A jornada do consumidor, do desprezo à cobiça, é uma história e tanto. Falando um pouco de história, vale lembrar que a data 15 de março foi escolhida em homenagem ao discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 15 de março de 1962, marcando um momento importante na história dos direitos do consumidor, que merece todo respeito e consideração do mundo. Para quem nasceu depois da implementação do código em defesa do consumidor, talvez nunca venha fazer ideia de quanta injustiça já foi cometida com tanta impunidade neste país. Vamos celebrar este dia com o valor que ele merece?
Gostou da matéria sobre o consumidor? Estamos felizes por você leitor, estar nos acompanhando e aguardamos suas sugestões para próximos assuntos ligados a publicidade e marketing. Até o próximo artigo! Bom trabalho!

DiaDoConsumidor #ConsumidorConsciente #DireitosDoConsumidor #TransformaçãoDoConsumidor #CódigoDeDefesaDoConsumidor #MarketingDigital #HistóriaDoConsumidor #EvoluçãoDoConsumidor #ComércioJusto #RespeitoAoConsumidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Casa Lion

Clique no botão abaixo para agendar um bate-papo.
Categorias

Mais recentes

Rolar para cima

Ao clicar em “aceitar”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing.