O quanto é importante para uma marca e porque muitas empresas optam por criar um slogan.
Slogan, embora muitos ouçam falar, desconhecem o valor efetivo deste item quando integrado a uma marca. A tradução ao pé da letra significa “LEMA”, e de uma forma muito lúdica, seria como se em um time de futebol, o emblema fosse a logo e o slogan, o grito de guerra! Pode ser entendido praticamente como o som que remete a uma marca. Escute um slogan de uma marca famosa e automaticamente o ligará à marca a que se refere. Muito eficaz em comerciais de televisão e rádio, mas também eficaz na mídia impressa.
Trabalhar a memorização de um slogan junto ao público final requer tanto trabalho quanto trabalhar a logomarca. Os slogans são criados geralmente para serem simples, justamente porque o simples é de rápida assimilação. Ele causa uma impressão na mente do consumidor final e o diferencia da concorrência. Quando digo “Eu amo muito, tudo isso“, você já sabe de qual fast food me refiro. A frase pode expressar uma emoção, reforçar os valores da marca, criar uma conexão junto ao consumidor, enfim… A verdade é que quanto melhor o slogan, maiores as chances de dar certo e a adesão à marca.
Conclusão
O slogan é um complemento tão importante que muitas vezes é apresentado em conjunto com o logotipo, em estratégias de marketing focadas justamente para garantir o fortalecimento de ambos. Se você me perguntar se é necessária uma empresa ter um slogan, eu diria que nem todas. Mas se a decisão for criar, é importante dar a ele bastante importância e relevância em todas as ações da empresa.
Uma história diferenciada é a da Apple, com o slogan “Think Different” ou “Pense Diferente”. O slogan surgiu em 1997 quando a Apple estava passando por reestruturação e, para chamar a atenção do público, desafiava o consumidor final a pensar diferente, optando por novas soluções tecnológicas no mercado, mostrando-se mais inovadora e distante do convencional. Com o passar dos anos, ele passou a ter uma nova forma de interpretação, até porque a Apple se tornou a marca mais poderosa e diferenciada, criando seu próprio sistema operacional e, o melhor, tão diferente no mercado, que os consumidores ao acessarem outras plataformas se sentiam confusos e sem orientação, voltando a consumir a marca, sentindo-se em um ambiente mais “amigavelmente navegável”. A Apple iniciou com um slogan para uma finalidade e ao passar dos anos, foi adequando o mesmo slogan a outros momentos da empresa.
Se você curtiu esta publicação, não deixe de comentar ou até mencionar qual slogan você acha mais criativo dentre os mais famosos e esperamos por você em nossa próxima publicação! Bom trabalho!





